Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é realizada através do monitoramento periódico dos equipamentos, com intervenções técnicas programadas para, limpeza, troca e regulagem de peças que compõe o sistema. Dessa forma previne-se o sistema quanto às paradas inoportunas e permite um planejamento dos serviços à serem realizados. Assim a contratante pode programar-se, de forma a não interferir em metas de produção estabelecidas, além de dar maior confiabilidade no funcionamento do sistema.
O Start inicial caracteriza-se através do planejamento da manutenção rastreando os pontos fracos do sistema instalado e gradativamente vai-se melhorando-o. Sendo assim apresenta-se o plano de orientação das ações a serem tomadas indicando cada agente causador de falhas no sistema.
Planejamento
Planejamento e programação das manutenções são as chaves do bom funcionamento do sistema. Para que a programação e o planejamento das manutenções tenham efeitos positivos, outros mecanismos precisam trabalhar bem, como o banco de dados técnico sobre o equipamento, tais como:
- Histórico de peças substituídas;
- Histórico dos trabalhos realizados;
- Plano de trabalho;
- Documentação do sistema;
- Documentação completa dos equipamentos;
- Histórico operacional do equipamento;
Implementando
A implementação do plano de manutenção começa com o conhecimento da planta, das condições atuais de funcionamento, questionamento de operadores para conhecer as principais falhas e reclamações.
A programação e o planejamento das manutenções tornam a planta mais confiável e autônoma para os trabalhos de produção da empresa, melhora os processos e torna o tempo dos administradores disponível para desenvolver novos projetos, e não resolver problemas.
Manutenção realizada nos seguintes equipamentos e sistemas:
- Centrais de Ar condicionado;
- Chillers;
- Compressores;
- Sistemas de refrigeração comercial;
- Sitemas de refrigeração industrial (amônia).